Blog da modéstia

Artigo
Procurar:
Silêncio na Santa Missa

Silêncio na Santa Missa

Certa vez perguntaram ao Padre Pio: “O que é a Santa Missa?”. Ele respondeu: “É Jesus no Calvário, com Maria nossa Mãe a seu lado e João aos pés da Cruz, e os anjos em adoração. Choremos de amor e adoração nesta contemplação.” Ele disse isso porque entendia o verdadeiro significado da Santa Missa. Celebrava com dificuldade devido aos estigmas, mas fazia-o com tanto amor que a todos os presentes fazia sentir o céu, celebrações que chegavam a durar até duas horas de duração. Dizia São Padre Pio:

“O mundo pode existir sem o sol, mas nunca sem o Sacrifício da Missa.”

Pode-se ver aqui a maravilha do Sacrifício de Deus na Santa Missa. São Pio de Pietrelcina só celebrava a missa tridentina, no rito antigo, de sempre. Ele nunca celebrou a missa no rito da Novus Ordo.

Como confessor, Padre Pio chegava a atender os pecadores e a conferir-lhes a misericórdia de Deus, por às vezes 14 horas por dia. Ao longo de seu Ministério centenas de milhares de pessoas foram absolvidas. Foi consolador de Jesus Eucarístico e toda a sua vida foi ser um “humilde instrumento nas mãos de Jesus”. O demônio o atacava porque tirava inúmeras almas do Inferno através da Santa Missa, através de seus sacrifícios unidos aos de Jesus e através da confissão.

O rito antigo da Santa Missa realmente promove uma vida de oração e independente do rito, o silêncio durante a missa ensina as pessoas que elas devem rezar. Enquanto o rito romano tradicional é realizado, ou uma pessoa irá se perder em distrações ou irá rezar. Com o silêncio, o fiel católico se dá conta de que o recado é claro: “aproveite o silêncio para rezar, não fique distraído na missa”.

Se a Missa é a renovação do sacrifício do Calvário, fica impossível manter certos tipos de música, na renovação do sacrifício da cruz. Toda a noção de “missas-festinhas”, “missas-shows” cai por terra.

O Papa João Paulo II declarou que o ponto de referência teologal para a Missa continua sendo o Concílio de Trento. Sendo assim, fica difícil entender a questão da Missa totalmente em linguagem vulgar, ou seja, somente em português (João Paulo II, Ecclesia de Eucharistia, nº 9).

O próprio Concílio de Trento afirma, nos seus cânones sobre o Santo Sacrifício da Missa: “Se alguém disser que o rito da Igreja Romana que prescreve que parte do Cânon e as palavras da consagração se profiram em voz submissa, se deve condenar, ou que a Missa se deve celebrar somente em língua vulgar (…), seja anátema” (Concílio de Trento, Dz 956).

E o Papa João Paulo II cita a encíclica Mediator Dei do Papa Pio XII, que condenara a ideia, adotada pela reforma de 1969, que se voltasse a fazer o altar em forma de mesa, o que sugeria que a Missa é apenas um banquete e não um sacrifício. Na encíclica Ecclesia de Eucharistia, o Papa condena uma série de abusos que foram introduzidos na Missa, hoje em dia. Entre esses abusos o papa enumera:

  • O abandono do culto eucarístico;
  • A perda do sentido de sacrifício, na Missa, transformada em encontro amistoso;
  • Perda da noção da necessidade do sacerdote;
  • Abusos ecumênicos;
  • Ideia de que o padre, por sua criatividade, pode desrespeitar as rubricas impostas pela Igreja, quando quiser;
  • Falsa ideia de que quem celebra a Missa é a comunidade, e não o sacerdote;
  • Abusos ao dar a comunhão a pecadores públicos, como, por exemplo a pessoas amasiadas;
  • Abusos ao dar a comunhão a hereges;
  • Abusos em matéria arquitetônica, construindo igrejas que mais parecem salões de festa do que um templo sagrado;
  • Abusos em matéria musical, adotando músicas profanas, impróprias para acompanhar as cerimônias sagradas. Neste campo, o Papa volta a recomendar que se volte a adotar a música gregoriana, na Missa;
  • O abuso de ensinar que se pode dar a comunhão a quem sabe que está em pecado mortal, e sem ter se confessado; e
  • Abuso de realizar concelebrações com hereges.

A prática do silêncio tem efeitos profundos na vida espiritual dos católicos. O silêncio é necessário para subir até as alturas da oração. Este silêncio não é necessário para a oração vocal, mas o é para a oração mental e os outros graus de oração. Dizia o Papa São João Paulo II:

“No silêncio da oração se dá o encontro com Deus.”

É um fato que a oração mental e a oração em geral sofreram um colapso entre os leigos (e entre o clero, também) nos últimos quarenta anos. Muitos padres têm a opinião de que isso tem realmente a ver com o ritual da Missa. Atualmente, no rito promulgado pelo Papa Paulo VI, tudo gira em torno da oração vocal, e os aspectos coletivos da oração são pesadamente enfatizados. Isto levou as pessoas a crer que somente as formas de oração vocal e de orações coletivas têm um valor real. Consequentemente, as pessoas não rezam mais sozinhas e recolhidas.

A missa no rito antigo era celebrada com um profundo silêncio, orações em latim e cantos gregorianos. O padre ficava de costas para os fiéis porque todos ficavam voltados para Deus. Entretanto, a missa atualmente em muitas igrejas católicas é celebrada muitas vezes com cânticos que não são de adoração, utilizam-se instrumentos como bateria, guitarra e teclado. No momento da comunhão colocam-se músicas emotivas, sem o devido silêncio e com o mínimo tempo para se fazer a ação de graças.

É necessário que se volte a rezar a missa no rito tridentino, aí sim será tudo diferente.

Categorias: Doutrina católica, Etiqueta comportamental, Santa Missa, Tradição católica

Tags: missa tridentina, santa missa, silêncio

Produtos recomendados:

Publicado em: 24 de agosto de 2017.

Compartilhe este artigo:

Vestido midi evasê listr com cinto
Saia midi de nesgas xadrez vermelha
Saia midi de nesgas azul marinho
Saia midi evasê preta flores
Saia midi godê alfaiataria cinza canelada com bolsos
Saia midi godê total mostarda
Saia midi plissada verde claro
Saia midi godê total branco cinza floral barrado de flores
Vestido chemise marinho poá
Vestido longo de pregas branco listras e rosas
Saia midi godê alfaiataria marsala lisa com bolsos
Vestido chemise marsala poá