Blog da modéstia

Artigo
Procurar:
O valor do pudor

O valor do pudor

Talvez venham a zombar da tua atitude reservada, por não te sentires à vontade no meio de conversas estercorosas e de corares logo que ouvires uma palavra imprópria.

Meu filho, orgulha-te disso! Orgulha-te de poderes corar!

O pudor em nós não é “criancice”, “ingenuidade”, “hipocrisia” – como eles dizem, – senão um ato de valor incalculável, uma arma recebida da natureza, que defende, quase sem que o percebamos, a parte mais nobre da nossa pessoa contra os maus pensamentos. Para o jovem, o pudor, que defende quase instintivamente contra a impureza a sua alma delicada, é precioso tesouro.

É um poderoso dique contra as ondas da imoralidade, que todos os lados rebentam contra a nossa alma… Lembra-te desta bela máxima de Santo Agostinho:

“Não odeies os homens por causa dos seus erros e das suas faltas, mas não estimes as faltas e os erros por amor dos homens.”

É covarde quem não sabe tolerar, contra as suas convicções, algumas contrariedades. Outrora débeis crianças, sem dizerem palavra e por amor de Cristo, se deixaram despedaçar por animais ferozes. Aos quatorze anos São Vito sorria ao mergulharem-no em azeite fervente – por amor de Cristo; e aos treze anos São Pelágio suportava que durante seis horas lhe arrancassem os membros, um após outro – também por amor de Cristo.

As zombarias e chalaças de teus companheiros imundos compreendem-se muito bem. A tua presença é molesta aos que se esponjam no esterquilínio. E como olham esses salafrários com tanta raiva para quem não quer deitar-se junto com eles no muladar! A rã, ainda que esteja sentada num tronco, salta sempre para o charco, pois só ali é que se sente à vontade.

Talvez conheças esta velha máxima: “Sunt, a quibus vituperari laudari est” (há certas censuras que para nós são o maior louvor). E podes crer que, se o asno injuria a rosa, é porque esta não usa ferraduras.

Sempre me admirei muito de que se desse importância ao julgamento dessas almas desviadas. Creio saberes que em Pisa, na Itália, a torre da catedral é inclinada.

Ora, se essa torre inclinada pudesse pensar, certamente desprezaria todas as outras torres do mundo: “É admirável que, de todas as torres, seja eu a única em boa posição!”.

Não ouviste falar no que aconteceu a uma aldeiazinha oculta na montanha, onde todos os habitantes eram papudos em razão da água e da vida que levavam? Certo dia, alguns turistas passaram por ali. Apresentavam ótima saúde; entretanto, os papudos correram atrás deles, fazendo grande alarido, rindo e chocarreando: “Vede só!… Homens que não têm papo!”.

Em todas as lutas fortifica em ti esta santa resolução: Quem não quer perder o seu caráter e a dignidade da sua pessoa, tornando-se escravo dos instintos, não deve entregar-se aos prazeres proibidos. Quem dá importância ao caráter e quer desenvolver harmoniosamente a sua personalidade, cumpre que vele, como se tratasse de um tesouro, pela sua integridade física e moral, até ao sacramento do matrimônio (e também depois), que Deus instituiu para ele.

“É valente quem vence um leão – escreve Helder – é valente quem submete o mundo; porém mais valente ainda é aquele que vence a si próprio”.

O teu bigode cresce por si mesmo, as tuas pernas por si mesmas se tornam mais compridas, mas o verdadeiro caráter viril não se desenvolve por si próprio. Assim, também, deves lutar e arrancar todos os dias um pedaço à tua fraqueza inata, mediante séria abnegação e trabalho verdadeiramente consciente.

Texto retirado do livro “O brilho da mocidade”. Dom Tihamér Tóth, 1965.

Categorias: Beleza, Castidade e pudor

Tags: impureza, pudor

Produtos recomendados:

Publicado em: 23 de janeiro de 2018.

Compartilhe este artigo:

Saia longa babados rosê listras
Saia longuete preta elegance com cinto
Saia midi godê hortência marinho
Vestido midi godê total preto e bege rosas vermelhas
Saia midi godê total bege geométrica
Vestido longuete chemise verde
Saia midi de pregas azul tiffani
Saia midi plissada verde garrafa
Saia longa evasê franzida mostarda floral
Saia longa evasê branca floral
Saia midi creme com cinto e bolsos
Vestido longuete chemise rosa