Blog da modéstia

Artigo
Procurar:
Mas o que é modéstia?

Mas o que é modéstia?

A modéstia católica está relacionada com o pudor, com as virtudes da humildade e da castidade. É o sentimento ou a virtude que leva a não expor demais o corpo, velando as partes mais provocantes para o sexo oposto, cobrindo a pele nua, preservando a própria pureza e a dos demais. Envolve não somente cobrir partes do corpo, como também obscurecer a sua forma, evitando roupas justas, por exemplo.

Assim, as mulheres são convidadas a partir da virtude da pureza cristã, acolher o convite da Igreja para purificar ambiente social. Portanto todos somos convidados a vestir-se discretamente para que as outras pessoas não sejam levadas a pecar.

Exercer o pudor preserva a sua intimidade para não mostrar aquilo que deve ficar escondido. O pudor é o guardião da castidade.

A Igreja espera dos católicos vestir-se modestamente, principalmente na Santa Missa e no sacramento da comunhão. O Catecismo da Igreja Católica no nº 1387 nos orienta sobre isso:

“Para se prepararem convenientemente para receber este sacramento, os fiéis devem observar o jejum prescrito na sua Igreja. A atitude corporal (gestos, traje) deve traduzir o respeito, a solenidade, a alegria deste momento em que Cristo se torna nosso hóspede.” (Catecismo da Igreja, nº 1387).

Nossa Senhora, em sua aparição em Fátima, citou a modéstia do vestuário:

“Virão umas modas que ofenderão muito a Nosso Senhor. As pessoas que servem a Deus não devem andar com as modas. A Igreja não tem modas. Nosso Senhor é sempre o mesmo.”

A Igreja condena o uso de roupas que exibem o corpo e faz dele um objeto. O Papa Pio XII declarou que as mulheres devem cobrir seus braços superiores e ombros, que suas saias devem ser abaixo do joelho, e o decote não deve revelar nada. Também espera-se dos homens vestirem-se modestamente. Não é nada modesto ir à Santa Missa de bermudas e camiseta regata.

A modéstia feminina é uma forma de imitar a modéstia perfeita de Nossa Senhora.

Categorias: Catecismo da Igreja Católica, Moda e modéstia, Modéstia do homem católico, Modéstia na prática, O que a Igreja diz sobre modéstia, Virtude da modéstia

Tags: modéstia, pudor

Produtos recomendados:

Publicado em: 5 de setembro de 2017.

Compartilhe este artigo:

Saia midi plissada com babado rosa
Saia midi evasê azul xadrez
Saia midi de nesgas branca rosas
Saia midi de nesgas branca floral grid
Vestido midi evasê rosa
Saia midi godê total preta folhas
Vestido midi godê total rosinha flores
Vestido longo de pregas branco flores e cordões
Vestido midi jeans evasê
Vestido midi godê marfim neosuede com cinto
Vestido midi evasê amarelo poá
Vestido midi babados preto floral