Blog da modéstia

Artigo
Procurar:
Como a pureza é pouco conhecida e apreciada no mundo

Como a pureza é pouco conhecida e apreciada no mundo

Ai, meus irmãos, como a pureza é pouco conhecida no mundo, quão pouco nós a estimamos, quão pouco cuidado nós pomos em conservá-la, quão pouco zelo temos em pedi-la a Deus, pois que não a podemos ter de nós mesmos.

Não, nós não conhecemos esta bela e amável virtude que ganha tão facilmente o coração de Deus, que dá um tão belo brilho a todas as nossas outras boas obras, que nos eleva acima de nós mesmos, que nos faz viver sobre a terra como os anjos do Céu!

Não, meus irmãos, a pureza não é conhecida por estes velhos infames impudicos que se arrastam, se rolam e se submergem na lama de suas torpezas, cujo coração é semelhante àqueles… sobre o alto das montanhas… queimados e abrasados por estes fogos impuros.

Ai! Bem longe de procurar extingui-lo, eles não cessam de acendê-lo e abrasá-lo por seus olhares, por seus pensamentos, seus desejos e suas ações.

Em que estado estará esta alma, quando aparecer diante de Deus, a pureza mesma? Não, meus irmãos, esta bela virtude não é conhecida por esta pessoa, cujos lábios não são mais que uma abertura e um tubo de que o Inferno se serve para vomitar suas impurezas sobre a terra, e que se alimenta disto como de um pão cotidiano.

Ai! A alma deles não é mais que um objeto de horror para o Céu e para a terra! Não, meus irmãos, esta bela virtude não é conhecida por estes jovens cujos olhos e mãos estão profanados por estes olhares e…

Ó Deus, quantas almas este pecado arrasta para o Inferno!

Não, meus irmãos, a bela virtude da pureza não é conhecida por estas moças mundanas e corrompidas que tomam tantas precauções e cuidados para atraírem sobre si os olhos do mundo; que por seus enfeites exagerados e indecentes, anunciam publicamente que são infames instrumentos de que o Inferno se serve para perder as almas; estas almas que custaram tantos trabalhos, lágrimas e tormentos a Jesus Cristo!

Vede estas infelizes, e vós vereis que mil demônios circundam sua cabeça e seu coração.

Ó meu Deus, como a terra pode suportar tais sequazes do Inferno? Coisa mais espantosa ainda, como mães as suportam num estado indigno de uma cristã! Se eu não temesse ir longe demais, eu diria a estas mães que elas valem o mesmo que suas filhas.

Ai, este infeliz coração e estes olhos impuros não são mais que uma fonte envenenada que dá morte a qualquer que os olha e os escuta. Como tais monstros ousam se apresentar diante de um Deus santo e tão inimigo da impureza!

Ai! A vida deles não é mais que uma acumulação de banha que eles estão juntando para inflamar o fogo do Inferno por toda a eternidade. Mas, meus irmãos, deixemos uma matéria tão desagradável e tão revoltante para um cristão, cuja pureza deve imitar a de Jesus Cristo mesmo; e voltemos à nossa bela virtude da pureza que nos eleva até o Céu, que nos abre o coração adorável de Jesus Cristo, e nos atrai todas as bênçãos espirituais e temporais.

Retirado do “Sermão sobre a Pureza” de São João Maria Vianney, o Cura D’Ars.

Categorias: Castidade e pudor, Começando a ser modesta, Escritos de santos, Sermões, Virtudes da mulher católica

Tags: castidade, pureza, são joão maria vianney

Produtos recomendados:

Publicado em: 8 de outubro de 2017.

Compartilhe este artigo:

Saia midi de pregas cinza flores com bolsos
Saia midi godê total branca e preta floral
Saia midi chumbo evasê com cinto
Saia midi evasê azul com laço
Vestido midi godê total lilás com rosas
Saia midi godê total branco listras pretas
Saia midi godê verde claro com cinto e bolsos
Vestido maria manga longa verde
Saia midi plissada verde garrafa
Vestido midi evasê listr com cinto
Saia longa evasê preta flores e listras
Saia longa evasê franzida mostarda floral