Blog da modéstia

Artigo
Procurar:
Carta de Santa Catarina de Sena a um homem em pecado mortal

Carta de Santa Catarina de Sena a um homem em pecado mortal

Santa Catarina de Sena fala sobre o pecado mortal:

“Em nome de Jesus Cristo crucificado e da amável Maria, caríssimo irmão, eu Catarina, serva e escrava dos servos de Jesus Cristo, vos escrevo no seu precioso sangue, desejosa de vos ver repudiando o pecado mortal.

É que de outro modo não podereis receber a graça divina em vossa alma. Mas nem vós, nem qualquer outra pessoa alcançará a graça sem a iluminação divina (da fé), que dê a conhecer a relevância do pecado e o valor da virtude. Ninguém ama o que desconhece. Assim, é impossível conhecer e amar algo digno de amor ou repudiar algo digno de repúdio, sem a fé.

Portanto, precisamos da luz da fé, que é a pupila da nossa inteligência, supondo que o amor-próprio não a tenha obscurecido. Havendo egoismo na alma, cumpre eliminá-lo, para que nosso olhar interior não seja impedido. Através do amor santo, é preciso afastar o perverso amor da sensualidade, que abafa a graça divina na alma e corrompe toda a atividade. Acontece como numa árvore contaminada, cujos frutos são podres.

A pessoa cheia de amor sensual perde o sentido da gravidade do pecado mortal. Toda a sua atividade se corrompe, desaparece sua luz interior. Nas trevas, a alma deixa de ver a verdade. Mais ainda, a sensibilidade espiritual e a tendência da alma são prejudicadas, de modo que as coisas boas lhe parecem más e as más parecem boas. Quem foge do amor a Deus e ao próximo, põe a felicidade nos prazeres e orgias deste mundo. E quando ama alguém, não o faz por causa de Deus, mas para a própria utilidade.

Ao contrário, quem eliminou todo amor sensual ama o Criador acima de tudo e o próximo como a si mesmo. Mas, para chegar a tal amor, é preciso que a inteligência, iluminada (por Deus), reconheça antes o próprio nada, sua dependência de Deus quanto ao ser e a todo o mais que possui. Somente então a pessoa conhece a si mesma, a própria imperfeição e como Deus é bom. Também condena a própria imperfeição e sua fonte, que é o egoísmo. Passa a amar a vida virtuosa por amor do Criador, dispõe-se a sofrer toda dificuldade para não ofender a Deus e não prejudicar a vida na virtude. Afinal, orienta todas as suas atividades espirituais e materiais a Deus. Em qualquer estado de vida se encontre, ama e teme o Criador. Assim, se possui riquezas, alta posição social, filhos, parentes e amigos, tudo considera emprestado, não como coisa sua.

E tudo usa disciplinadamente, sem abusos. Vivendo no matrimônio, comporta-se segundo as normas do sacramento e as leis da santa Igreja. Tendo de conviver com outras pessoas e servi-las, age sem interesses pessoais, sem fingimento, livre e comprometida somente com Deus. Ele regulamenta as faculdades da alma e os sentidos corporais: orienta a memória para recordar-se dos benefícios divinos; a inteligência para conhecer qual é a vontade de Deus, que apenas quer a nossa santificação; a vontade, para amar o Criador acima de toda outra coisa. Assim reguladas as faculdades da alma, põe ordem nos sentidos.

É o que vos peço fazer, caríssimo irmão. Organizai vossa vida, procurai compreender a gravidade do pecado e a imensidão da bondade divina. Se o fizerdes, sereis do agrado divino em todas as condições em que vos encontrardes. Sereis uma árvore frutífera de santas e autêntica virtudes. Já neste mundo começareis a gozar as garantias da vida eterna. Julgando eu que de nenhum modo poderemos alcançar a paz, a quietude e a graça (divina) sem a iluminação da fé – que nos permite conhecer a nós mesmos, a gravidade do pecado mortal, a bondade divina e o tesouro das virtudes – afirmei que desejava vos ver repudiando o pecado mortal. Espero que assim façais. Nada mais acrescendo. Permanecei no santo e doce amor de Deus.

Jesus Doce, Jesus amor.”

Carta para Francisco Casini. Santa Catarina de Sena, Virgem e Doutora da Igreja.

Categorias: Escritos de santos, Modéstia do homem católico, Sermões

Tags: carta, pecado mortal, santa catarina de sena

Produtos recomendados:

Publicado em: 18 de abril de 2018.

Compartilhe este artigo:

Saia midi godê total bege flores
Saia longa franzida rosa flores
Vestido midi godê total rosa claro de renda com flores
Saia jeans midi godê azul claro
Saia midi godê alfaiataria preta canelada com bolsos
Saia longa evasê off-white laço
Saia midi de nesgas preta florzinhas
Vestido longo evasê rosa neon floral
Vestido midi evasê preto floral
Vestido midi godê rosa floral
Saia midi godê total vermelha flores
Saia midi evasê azul com laço