Blog da modéstia

Artigo
Procurar:
Algumas regras de modéstia cristã

Algumas regras de modéstia cristã

Como estamos hoje, constatando uma tendência indiscreta em tornar leviana a maneira de se vestir, não parece inútil lembrar alguns princípios de modéstia cristã que dizem respeito a isso:

1. A indecência é um pecado de escândalo; o pecado de escândalo é para o próximo uma causa de pecado, do qual uma boa parte da responsabilidade e da pena deve ser atribuída ao que o causou.

2. Não é permitido em nenhum caso vestir uma roupa indecente. Não pode, com certeza, ser chamada saia decente aquela que não cobre os joelhos quando a pessoa está sentada, ou que deixa aparecer, por fendas ou por transparência, aquilo que o pudor não permite mostrar, isto é, as pernas acima dos joelhos. A mesma coisa deve ser dita das roupas – tanto masculina como feminina – que ficam marcando as formas do corpo.

3. Quanto ao decote e aos ombros descobertos, eis o que o Cardeal Vigário do Papa Pio XI dizia: “Um vestido cujo decote desce a mais de dois dedos para baixo da base do pescoço e que não cobre os braços até o cotovelo*, não pode ser chamado decente.”

Além dessas regras gerais, a visita a uma igreja exige um traje correspondente à santidade desse lugar.

* Obs: devido a condições de mercado impossíveis de alterar, as mangas curtas são toleradas, temporariamente, com Aprovação Eclesiástica, até que a feminilidade Cristã se volte de novo para Maria, como o modelo do Pudor no vestuário.

Monsenhor Bernard Fellay, Superior Geral da Fraternidade S. S. Pio X.

Categorias: Instruções de modéstia no vestir, Moda e modéstia, Modéstia na prática, O que a Igreja diz sobre modéstia, Padrões de comprimento de roupas

Tags: escândalo, indecência, medidas, modéstia

Produtos recomendados:

Publicado em: 25 de agosto de 2017.

Compartilhe este artigo:

Vestido midi evasê branco floral
Vestido midi godê total preto e bege rosas vermelhas
Saia midi evasê caramelo
Saia longa evasê verde com bolsos
Vestido longo de pregas rosa flor de cerejeira
Saia midi de nesgas branca rosas vermelhas
Vestido longuete preto poá
Vestido midi evasê amarelo poá
Saia midi godê total preto floral
Saia midi plissada preta folhagem
Saia midi godê total azul marinho flores e folhas
Vestido midi godê total preto e branco listras pretas