Santíssimo Sacramento

Santíssimo Sacramento

Santíssimo Sacramento

No Santíssimo Sacramento do Altar, está real, verdadeira e substancialmente presente o mesmo Jesus Cristo, Deus e Homem, nosso adorável Salvador, de fé se faz com a inteligência e com os lábios; mas, de maneira mais viva e habitual, através de nosso procedimento da Comunhão.

Na Igreja Latina, a fé viva na Presença Real se ostenta mediante a genuflexão e a postura genuflexa, quando se passa diante ou quando se está em presença da Santa Hóstia Consagrada, ou solenemente exposta, ou em reserva no sacrário. Mais diretamente a Jesus Cristo, declara o Apóstolo que ao seu nome “dobra-se todo joelho, no Céu, na terra e nos infernos” (Fil. 2, 10). O costume de dobrar os joelhos diante do Santíssimo Sacramento, além da adoração devida a tão excelso Senhor, tenciona, outrossim, manifestar reparação pelas injúrias com que a soldadesca infrene ludibriou do misericordioso Salvador, após a flagelação e coroação de espinhos: “de joelhos diante d’Ele, d’Ele zombavam” (Mat. 27, 29).

Fixa-se assim numa Tradição Apostólica o hábito de manifestar, mediante a genuflexão e a postura ajoelhada, nossa fé viva na Divindade de Jesus Cristo, substancialmente presente no altar. Eis porque recebe o fiel a Sagrada Comunhão de joelhos. Não o faz o Sacerdote na Missa, porque ele aí está representando a pessoa de Jesus Cristo. “Agit in persona Christi”, faz as vezes de Cristo como sacrificador, ofício que de modo algum compete ao fiel. Fora da Missa, também o Sacerdote comunga de joelhos.

Não somente porque é um costume imemorial, com base na Bíblia Sagrada, como pela mesma natureza do ato, a genuflexão nos compenetra de humildade, leva-nos a reconhecer nossa pequenez de criaturas diante da transcendência inefável de Deus, e mais ainda, nossa condição de pecadores que só pela mortificação e a graça chegaremos a dominar nosso orgulho e demais paixões, e a viver como verdadeiros filhos adotivos de Deus, remidos pelo Sangue preciosíssimo de Jesus Cristo.

Da mesma forma, os Sacerdotes só podem distribuir a Sagrada Comunhão aos fiéis ajoelhados, admitindo apenas exceções em casos pessoais, quando alguma enfermidade torna impossível, ou quase, o ajoelhar-se. Em caso nenhum se permite a Comunhão na mão.

Ainda sobre a recepção da Sagrada Comunhão mantem-se o costume tradicional que manda às senhoras e moças que se apresentem com a cabeça coberta. Outro hábito imemorial, fundado na Sagrada Escritura (cf. 1 Cor. 11, 5 e SS.), que não deve ser modificado. São Paulo recorda a veneração e o respeito aos Anjos presentes na igreja, que as senhoras significam com o uso do véu. Nada mais belo, mais ordenado, mais encantador do que a mulher cristã que reconhece a hierarquia estabelecida por Deus, e manifesta externamente sua adesão amorosa a semelhante disposição da Providência.

Na mesma ordem de ideias, os fiéis devem conservar o amor à modéstia e ao recato, que os tornam menos indignos de receber os Santos Sacramentos.

Bênção do Santíssimo Sacramento

Costuma-se fazer a Bênção do Santíssimo Sacramento após as Vésperas solenes, ou na hora do Terço. É um costume antiquíssimo, agraciado de muitas indulgências pela Santa Igreja. Este rito sempre inclui um cântico pelo papa, seguido do Tantum Ergo, que precede a bênção. Após a bênção o padre lê os "Louvores" ao Santíssimo Sacramento.

Após o cântico pelo papa, o sacerdote reza:

V. Tu és Pedro
R. E sobre esta pedra edificarei a minha Igreja.

Oremos: Olhai propício, ó Deus, para o vosso servo N. pastor e guia de todos os fiéis, a quem escolhestes por pastor da Vossa Igreja: dai-lhe, nós vos pedimos, que por sua doutrina e exemplo, aproveitem aqueles a quem ele preside, a fim de que, unido ao rebanho que lhe foi confiado, alcance a vida eterna.
R. Amém.

Em latim:

V. Tu es Petrus
R. Et super hanc petram ædificabo Ecclesiam meam.

Oremus: Deus, omnium fidelium pastor et rector, famulum tuum N. quem pastorem Ecclesiæ tuæ præesse voluisti, propitius respice: da ei quæsumus, verbo et exemplo, quibus præst profícere; ut ad vitam, una cum grege sibi credito, perveniat sempiternam. Per Christum...
R. Amen.

Tantum ergo:

Tantum ergo Sacramentum
Veneremur cernui:
Et antiquum documentum
Novo cedat ritui:
Præstet fides supplementum
Sensuum defectui.
Genitori, Genitoque
Laus et jubilatio,
Salus, honor, virtus quoque
Sit et benedictio:
Procedenti ab utroque
Compar sit laudatio.
Amen.

Após o canto do Tantum Ergo, o sacerdote reza:

V. Do céu lhes destes um Pão (T.P. Aleluia)
R. Que tem em si todo o dulçor (T.P. Aleluia)

Oremos. Ó Deus, que neste admirável Sacramento, nos deixastes o memorial da vossa Paixão, concedei de tal modo venerarmos os sagrados mistérios do vosso Corpo e do vosso Sangue, que logremos possuir para sempre os frutos da vossa Redenção. Vós que viveis e reinais pelos séculos dos séculos.
R. Amém.

Em latim:

V. Panem de cælo præstitisti eis.(T.P. Alleluja)
R. Omne delectamentum in se habentem.(T.P. Alleluja)

Oremus. Deus, qui nobis sub sacramento mirábili, passiónis tuæ memóriam reliquísti: tríbue, quæsumus, ita nos Córporis et Sánguinis tui sacra mystéria venerári; ut redemptiónis tuæ fructum in nobis iúgiter sentiámus. Qui vivis et regnas in sæcula sæculórum.
R. Amen.

Louvores ao Santíssimo Sacramento

Após a Bênção, segue a oração seguinte:

Bendito seja Deus.
Bendito seja o seu Santo Nome.
Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
Bendito seja o nome de Jesus.
Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração.
Bendito seja o seu preciosíssimo sangue.
Bendito seja Jesus Cristo no Santíssimo Sacramento do altar.
Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.
Bendita seja a excelsa Mãe de Deus Maria Santíssima.
Bendita seja a sua Santa e Imaculada Conceição.
Bendita seja a sua gloriosa Assunção.
Bendito seja o nome de Maria Virgem e Mãe.
Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.
Bendito seja Deus nos seus Anjos e nos seus Santos.

Índice:

Ver todas as orações

Compartilhe as orações:

Saia aurora plissada marinho
Saia midi godê total preta floral
Saia midi evasê pied de poule
Saia midi godê alfaiataria preta
Vestido midi godê total verde claro de renda
Saia midi vintage preta
Saia midi godê alfaiataria preta bolinhas com bolsos
Vestido chemise marinho poá
Saia longuete evasê jeans botões e bolsos
Saia longa evasê preta laço
Saia midi plissada branca
Vestido midi jeans evasê