As canonizações dos Papas pós-conciliares
Lex orandi, lex credendi – à doutrina de Vaticano II não poderia deixar de corresponder a piedade de Vaticano II, as orações ecumênicas e os santos ecumênicos de Vaticano II. Assim como sua doutrina é contrária à doutrina ensinada pela Igreja ao longo de dois mil anos, assim também seus santos não são santos católicos. Em suma: bastaria apagar da vida católica este concílio e seu espírito anticatólico para que todas as coisas…
João Paulo II, Beato?
O Papa Bento XVI anunciou há pouco tempo: seu predecessor imediato, o Papa João Paulo II, que governou a Igreja de 1978 a 2005, será beatificado em 1º de maio, apenas seis anos depois de sua morte. Depois da beatificação, por João Paulo II, do Papa que convocou o Concílio Vaticano II – João XXIII – eis a do Papa que aplicou os princípios do Concílio e como que os encarnou durante mais de um quarto de século no comando da Igreja.…
Títulos baratos de santidade
Algumas das canonizações desde o Vaticano II levantaram surpresas, e notícias de uma beatificação de João Paulo II simplesmente acrescentaram à mistificação de muitas almas. São as canonizações atos infalíveis do magistério extraordinário do papa? O Anjo da Teologia, São Tomás, explica que uma canonização particular está em algum lugar entre as verdades gerais (dogmas) e julgamentos de casos em específico, porque a Igreja…
A quem devemos imitar? João Paulo II ou os santos?
Nos outros artigos da revista “Iesus Christus” nº 134, nosso leitor poderá encontrar uma exposição teológica das dificuldades relativas à beatificação de João Paulo II. Como costumava dizer Dom Lefebvre, bem-aventurados os católicos que não tiveram de defrontar tal problema! Ter de julgar o próprio Papa!Mas em realidade não somos nós que emitimos um juízo, senão 2000 anos de vida e de ensino da Igreja; é o próprio…
A beatificação de João Paulo II
A beatificação de João Paulo II foi comunicada pela imprensa como um fato histórico sem precedentes, já que teve lugar em tempo recorde (foi proclamado beato seis anos e um mês depois de sua mente), e como um evento ao qual se chegou ao fim de um sério processo.Essa dupla afirmação carrega uma contradição fundamental, já que a seriedade do processo tradicional da beatificação se fundamenta em grande medida na extensão dos prazos,…
Da possibilidade de um mau papa
Não compete à Igreja mudar a forma de seu regime nem decidir do destino daquele que, uma vez validamente eleito, não é o seu Vigário, mas o Vigário de Cristo. Por isso, não possui nenhum recurso para seu Chefe, ou para depô-lo. Nasceu ela para obedecer. Pode talvez esta verdade parecer dura. Todavia os verdadeiros teólogos não a atenuaram. Pelo contrário, reforçaram-na. Para que tomássemos consciências de tudo o que se pode exigir…
Posição do Arcebispo Marcel Lefebvre sobre a Nova Missa e o Papa
No decorrer destes dez anos tive a oportunidade de responder muitas vezes a perguntas que são muito graves. Me esforcei sempre em permanecer dentro do espírito da Igreja, conforme seus princípios teológicos que expressam sua fé e sua prudência pastoral manifestados dentro da teologia moral e através da experiência de sua história.Creio poder dizer que não mudei de opinião sobre estes temas e que este pensamento é afortunadamente o…
Os erros do sedevacantismo
Frequentemente, ouvimos esta afirmação: "D Marcel Lefebvre era sedevacantista." Quer seja para condená-lo, quer seja para reclamar a sua autoridade moral para esta posição na crise da Igreja. Como vemos na sua biografia monumental escrita por S. Exma. o Sr Bispo D. Bernardo Tissier de Mallerais, esta afirmação é absolutamente contrária à verdade.O SedevancantismoA questão do sedevacantismo foi levantada por muitos, e Dom…