O que é o ecumenismo?
O nome ecumenismo designa o movimento que teve origem no século XIX, dentre os não-católicos, e que tem por objetivo a colaboração e a aproximação das diversas confissões cristãs. Este movimento conduziu, em 1948, à fundação do Conselho Ecumênico de igrejas. [171]O mesmo contorno de espírito conduziu, em seguida, a aproximar-se das religiões não-cristãs. É o que se chama diálogo inter-religioso.De onde vem o nome…
Fora da Igreja católica não há salvação
Ao longo da história da Igreja, houve sempre o dogma de que só há uma Igreja verdadeira, e fora dela não há salvação. Sendo assim, não há liberdade religiosa, de crença, de culto. Olhemos para estes ensinamentos:São Cipriano (séc. III): "Não há salvação fora da Igreja".Credo de Santo Atanásio (séc. IV), oficial da Igreja Católica: "Todo aquele queira se salvar, antes de tudo é preciso que mantenha a fé católica; e…
A verdadeira e a falsa igreja
Declarou o Arcebispo Lefebvre, num Sermão em Lille, na França, em 1976: "Na hora de minha morte, quando Nosso Senhor me perguntar: O que fizeste com seu episcopado? O que fizeste dom sua graça episcopal e sacerdotal?Eu não quero ouvir de seus lábios as terríveis palavras: Ajudastes a destruir a Igreja assim como os demais”.Disse também o Arcebispo Marcel Lefebvre, em 1974: "O Papa recebeu o Espírito Santo, não para pregar novas…
A nova concepção do ecumenismo após o Vaticano II
No Vaticano II, a Igreja adotou uma nova atitude, que corresponde a uma nova doutrina. A Igreja Católica não foi mais apresentada como a única sociedade religiosa que leva à salvação.As outras confissões cristãs, e mesmo as religiões não cristãs, foram consideradas como outras expressões (sem dúvida, menos perfeitas; entretanto, válidas) da religião divina, de caminhos levando realmente a Deus e à salvação eterna.Não é mais…
Sacramentos de comunidades cismáticas e heréticas
Para afirmar que os cristãos e as comunidades separadas da Igreja estão em “comunhão imperfeita” com a Igreja, Vaticano II invoca, como o Cardeal Ratzinger, os “elementos de santificação” de que são portadoras, e, pelos quais comunicar-se-iam com a única Igreja de Cristo.Não é verdade que as comunidades cismáticas ou mesmo heréticas conservam elementos de santificação?É verdade que os protestantes conservam a Sagrada…
As confissões cristãs não católicas pertencem à Igreja de Cristo?
As confissões cristãs separadas da Igreja Católica são dissidências da Igreja Católica e não lhe pertencem. Mesmo se conservam certas verdades cristãs e, eventualmente, um Batismo válido, permanecem separadas do Corpo Místico de Cristo. Por conseguinte, não poderá ser salvo aquele que, depois de ter reconhecido que a Igreja Católica é a única e verdadeira Igreja de Cristo, não entra Nela; mas permanece em uma comunidade herética…
O sentimento religioso do homem não faz bem apesar de tudo?
Para que serve estimular o sentimento religioso do homem, se é sobre um mau caminho? Longe de levar a Deus e à vida eterna, as religiões não-cristãs Deles afastam.O hinduísmo afasta da salvação eterna?O hinduísmo, pregando a reencarnação, retira a seriedade da vida terrestre. Esta não é mais a prova decisiva de que depende toda a eternidade; mas uma simples etapa, devendo a alma se reencarnar – num rato, num cachorro, ou noutro…
As religiões não-cristãs honram o verdadeiro Deus?
As religiões não-cristãs não honram o verdadeiro Deus. O verdadeiro Deus é, com efeito, o Deus trinitário que se revelou no Antigo Testamento e, sobretudo, no Novo Testamento, pelo Seu Filho Jesus Cristo. “Aquele que nega o Filho não tem o Pai” (1Jo 2,23). “Ninguém vem ao Pai, se não for por Mim” (Jo 14,6).Não se pode dizer que os judeus e os muçulmanos têm uma ideia certa, mas incompleta de Deus, e, que, por conseguinte,…
Todos os homens estão automaticamente salvos por Jesus Cristo?
Cristo morreu por todos os homens, no sentido de que todos têm a possibilidade de obter a salvação. Ninguém é excluído. Mas, para ser salvo de fato, o homem deve aceitar a Graça que Cristo lhe mereceu e oferece-lhe. Se A recusa, permanece em um estado de perdição será condenado eternamente (salvo conversão antes da morte).Onde se pode encontrar o erro da salvação universal?O erro da salvação universal, isto é, a tese segundo…
O herético e escandaloso encontro ecumênico em Assis de João Paulo II
O Encontro das religiões em Assis, em 27 de outubro de 1986, foi um escândalo sem precedentes, induzindo as almas em erro. [221]Foi também uma falta contra o primeiro Mandamento de Deus: “Eu Sou o Senhor Teu Deus: não terás, ao Meu lado, outros deuses além de Mim.”.Jamais a Igreja foi tão humilhada como quando o Papa se pôs no mesmo nível que os chefes de todas as religiões e de todas as seitas. Deu assim a impressão de que a…