A devoção é dedicar-se a algo, é um culto centrado no ato de entrega ou consagração de si próprio ou da comunidade ao amor às pessoas divinas, aos santos e à Virgem Maria. As devoções, que são principalmente expressas através da oração, práticas piedosas exercidas, privada ou publicamente, à Deus através da consagração do dia, à Jesus, através da visita ao Santíssimo Sacramento ou fazendo a via-sacra, através da invocação ao Espírito Santo, à Nossa Senhora através do Santo Rosário, Angelus etc., ao Anjo da Guarda e aos Santos através de novenas etc.
Além das muitas fórmulas de orações, também pode ser através de peregrinações aos lugares sagrados; uso de medalhas, relíquias, estátuas e imagens sagradas e bentas; de procissões; ou outros costumes populares.
A devoção de veneração, que é voltado aos santos, chama-se dulia, sendo a veneração especial à Virgem Maria denominado de hiperdulia. A devoção de adoração ou latria, é unicamente dirigido e prestado à Santíssima Trindade (Deus).
É importante salientar que a devoção não é igual a idolatria, que é o culto de adoração que se presta a uma criatura, tributando-lhe a honra que é devida só a Deus. Essa acusação é feita por protestantes, que por ignorância ou maldade acusam as venerações católicas como um ato de idolatria.
Índice geral: