Bíblia online

Levítico, 24
Procurar:
Levítico

Levítico, 24

1 O Senhor falou a Moisés, dizendo;

2 Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite de oliveira puríssimo e claro, para manter continuamente acesas as lâmpadas,

3 fora do véu do testemunho no tabernáculo da reunião. Aarão as porá diante do Senhor, desde a tarde até pela manhã, com culto e rito perpétuo nas vossas gerações.

4 Serão sempre colocadas diante do Senhor, sobre o candeeiro muito limpo.

5 Tomarás também flor de farinha, e cozerás dela doze pães, cada um dos quais terá duas dízimas (do efi),

6 e os porás sobre a mesa puríssima do Senhor, seis de uma parte e seis da outra:

7 porás sobre eles incenso lucidíssimo, para que o pão seja monumento de oferta feita ao Senhor.

8 Cada sábado se mudarão estes pães diante do Senhor, depois de terem sido recebidos dos filhos de Israel; é uma aliança perpétua.

9 Pertencerão a Aarão e a seus filhos, para os comerem no lugar santo, porque são coisa santíssima entre as oferendas feitas pelo fogo ao Senhor. É uma lei perpétua.

10 O filho de uma mulher israelita, que ela tivera de Egípcio que vivia entre os filhos de Israel, saiu fora e contendeu nos acampamentos com um Israelita.

11 Tendo blasfemado e amaldiçoado o nome do Senhor, foi levado a Moisés (sua mãe chamava-se Salumite, filha de Dabri, da tribo de Dan),

12 e puseram-no em prisão, até saberem o que o Senhor ordenaria.

13 O Senhor falou a Moisés,

14 dizendo: Tira o blasfemo para fora do arraial, e, todos os que o ouviram, ponham as suas mãos sobre a cabeça dele, e todo o povo o apedreje.

15 Dirás aos filhos de Israel: O homem que amaldiçoar o seu Deus, levará o seu pecado;

16 o que blasfemar o nome do Senhor, será punido de morte; todo o povo o apedrejará, quer seja cidadão, quer seja forasteiro. O que blasfemar o nome do Senhor, seja punido de morte.

17 O que ferir e matar um homem, seja punido de morte.

18 O que ferir um animal, restituirá outro em seu lugar, isto é, animal por animal.

19 O que ferir qualquer dos seus compatriotas, assim como fez, assim se lhe fará a ele:

20 quebradura, por quebradura, olho por olho, dente por dente: qual for o mal que tiver feito, tal será o que há-de sofrer.

21 O que matar um jumento, restituirá outro. O que matar um homem, será punido (de morte):

22 Seja entre vós igual a justiça, quer delinquisse o forasteiro, quer o indígena. Eu sou o Senhor vosso Deus.

23 Quando Moisés falou aos filhos de Israel, tiraram o que tinha blasfemado para fora dos acampamentos, e apedrejaram-no. Os filhos de Israel fizeram como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Notas:

Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.

Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.

Produtos recomendados:

Compartilhe este capítulo da bíblia:

Vestido midi Guadalupe
Vestido longuete preto poá
Vestido maria manga longa azul
Saia aurora plissada rosê
Vestido midi godê total preto pétalas e flores
Vestido infantil midi mostarda pipoquinha
Saia midi com babado rosa
Saia longa plissada bordô
Vestido midi godê total lilás com rosas
Saia longa três marias terracota
Vestido midi Thérèse cinza
Saia midi de pregas branco canário botões e bolsos