Bíblia online

Josué, 6
Procurar:
Josué

Josué, 6

1 Jericó estava fechada e bem fortificada, pelo temor dos filhos de Israel, e ninguém ousava sair nem entrar.

2 O Senhor disse a Josué: Olha que eu pus na tua mão Jericó, o seu rei e todos os seus homens valentes.

3 Dai a volta à cidade, vós todos os homens de guerra, uma vez por dia; assim fareis durante seis dias.

4 No sétimo dia, os sacerdotes tomem as sete trombetas, de que se usa no jubileu, e vão adiante da arca da aliança; rodeareis sete vezes a cidade, e os sacerdotes tocarão as trombetas.

5 Quando o som das trombetas se fizer ouvir mais demorado e penetrante, e vos ferir os ouvidos, todo o povo à uma levantará um grande clamor, e cairão os muros da cidade até aos fundamentos; então cada um entrará por aquele lugar que lhe ficar defronte.

6 Chamou pois Josué, filho de Nun, os sacerdotes, e disse-lhes: Tomai a arca da aliança, e outros sete sacerdotes tomem as sete trombetas do jubileu, e vão adiante da arca do Senhor.

7 Disse também ao povo; Ide e, armados, dai volta à cidade, à frente da arca do Senhor.

8 Logo que Josué acabou de falar, os sete sacerdotes tocaram as sete trombetas diante da arca da aliança do Senhor,

9 e todo o exército armado marchava adiante; o resto da multidão ia atrás da arca, e por toda a parte retinia o som das trombetas.

10 Josué havia dado esta ordem ao povo: Não gritareis, nem se ouvirá a vossa voz, nem sairá da vossa boca uma só palavra até que chegue o dia em que eu vos diga: Gritai e levantai a voz.

11 Deu pois a arca do Senhor uma volta à cidade, uma vez no (primeiro) dia, e, tornando para o acampamento, ficou ali.

12 (No dia seguinte) levantando-se Josué ainda de noite, tomaram os sacerdotes a arca do Senhor,

13 e sete deles (tomaram) as sete trombetas, que servem no (ano do) jubileu. Puseram-se em marcha à frente da arca do Senhor, andando e tocando, e o povo armado ia adiante deles, e o resto da multidão seguia a arca, e as trombetas ressoavam.

14 Deram volta à cidade uma vez, no segundo dia, e voltaram para o acampamento. Assim fizeram durante seis dias.

15 Mas, ao sétimo dia, levantando-se de madrugada, deram volta à cidade sete vezes, como tinha sido ordenado.

16 Quando os sacerdotes tocavam as trombetas à sétima volta, Josué disse a todo o Israel: Gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade;

17 e esta cidade seja anátema e tudo o que há nela seja do Senhor; fique só com vida a meretriz Baab com todos os que estão em sua casa, porque ocultou os mensageiros que enviámos. (ver nota)

18 Vós, porém, guardai-vos de tocar alguma daquelas coisas que vos foram proibidas, para que vos não torneis réus de prevaricação, e todo o acampamento de Israel não fique sob o pecado, e não seja posto em desordem.

19 Tudo o que se encontrar de ouro e prata, de utensílios de cobre e de ferro, seja consagrado ao Senhor e depositado nos seus tesouros.

20 Levantando pois todo o povo um grande clamor, ao ouvir o som das trombetas dos sacerdotes, caíram de repente os muros, e cada um subiu pelo lugar que lhe ficava defronte. Tomaram a cidade,

21 mataram tudo o que nela havia, desde os homens até as mulheres, desde as crianças até aos velhos. Passaram também ao fio da espada os bois, as ovelhas e os jumentos.

22 Josué disse aos dois homens que tinham sido enviados como espiões: Entrai em casa da mulher meretriz, e fazei-a sair com tudo o que lhe pertence, como vós lho prometestes com juramento.

23 Tendo aqueles jovens entrado, tiraram para fora Raab e seus pais, assim como os irmãos, e tudo o que lhes pertencia, e toda a sua parentela, e fizeram-nos permanecer fora do acampamento de Israel. (ver nota)

24 Puseram fogo à cidade e a tudo o que nela havia, à excepção do ouro e da prata, dos utensílios de cobre e de ferro, que consagraram para o tesouro do Senhor.

25 Josué salvou a vida a Raab, a meretriz, à casa de seu pai e a todos os seus, que ficaram habitando no meio de Israel até ao dia de hoje, porque ela ocultara os mensageiros, que ele tinha enviado a reconhecer Jericó. Naquele tempo proferiu Josué esta imprecação:

26 Maldito seja diante do Senhor o homem que levantar e reedificar a cidade de Jericó; morra o seu primogénito, quando lhe lançar os fundamentos, e perca o último do seus filhos, quando lhe puser as portas. (ver nota)

27 Foi o Senhor com Josué, e o seu nome divulgou-se por toda a terra.

Notas:

Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.

Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.

Produtos recomendados:

Compartilhe este capítulo da bíblia:

Saia midi de pregas preto botões e bolsos
Saia midi artemis preta
Saia midi jacquard preta xadrez
Saia longa franzida bege floral
Saia midi godê total rosê com cinto
Saia midi clássica jeans escura
Saia midi godê total preta flores vermelhas
Vestido midi bege com cinto
Vestido midi folhagem azul
Vestido midi evasê rosa flores azuis
Saia midi godê champanhe com cinto
Saia midi godê total bege flores