Filipenses, 2
1 Portanto, se há alguma consolação em Cristo, se algum conforto de caridade, se alguma união de espírito, se alguma ternura e compaixão,
2 tornai completo o meu gozo, tendo todos o mesmo pensar, a mesma caridade, uma só alma, um mesmo sentimento;
3 nada façais por espírito de partido ou por vanglória, mas cada um, por humildade, considere os outros superiores a si,
4 não atendendo (só) aos seus próprios interesses, mas também aos dos outros.
5 Tende entre vós os mesmos sentimentos que se deve ter em Jesus Cristo,
6 o qual, existindo na forma (ou natureza) de Deus, não julgou que fosse uma usurpação o seu ser igual a Deus, (ver nota)
7 mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens e sendo reconhecido, por condição, como homem.
8 Humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até à morte, e morte da cruz.
9 Por isso também Deus o exaltou e lhe deu um nome que está acima de todo o nome,
10 de modo que, ao nome de Jesus, se dobre todo o joelho no céu, na terra e no inferno,
11 e toda a língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, na glória de Deus Pai.
12 Portanto, meus caríssimos, como sempre tendes sido obedientes, trabalhai na vossa salvação com temor e tremor, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência. (ver nota)
13 Porque Deus é o que opera em vós o querer e o executar, segundo o seu beneplácito.
14 Fazei, pois, todas as coisas sem murmuração nem contestações,
15 a fim de serdes irrepreensíveis e sinceros filhos de Deus, sem culpa, no meio de uma nação depravada e corrompida, onde brilhais como astros do mundo,
16 conservando a palavra de vida (que vos preguei), para eu ter a glória, no dia (da segunda vinda) de Cristo, de não haver corrido nem trabalhado em vão.
17 Mas, ainda que o meu sangue deva servir de libação sobre o sacrifício e a oferenda da vossa fé, alegro-me e congratulo-me com todos vós.
18 E vós também alegrai-vos e congratulai-vos comigo.
19 Espero, no Senhor Jesus enviar-vos brevemente Timóteo, para que eu também fique animado, recebendo noticias de vós,
20 porque não tenho ninguém como ele, unido comigo em sentimentos, que se interesse por vós sinceramente:
21 Com efeito, todos buscam os seus próprios interesses, e não os que são de Jesus Cristo.
22 Sabeis que ele é de uma virtude provada e que, como um filho com o pai, serviu comigo o Evangelho.
23 Espero, pois, mandar-vo-lo, logo que tiver visto o estado das minhas coisas.
24 E confio no Senhor que também eu próprio brevemente irei ter convosco.
25 Entretanto, julguei necessário mandar-vos Epafrodito, meu irmão, coadjutor e companheiro de luta, e vosso enviado para me socorrer nas minhas necessidades,
26 pois que ele desejava, por certo, ver-vos de novo a todos e tinha pena de que tivésseis notícia da sua doença.
27 Com efeito, esteve mortalmente enfermo, mas Deus compadeceu-se dele, e não somente dele, mas também de mim, para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza.
28 Por isso o enviei mais depressa para que, vendo-o, de novo vos alegreis e eu fique com menor tristeza (sabendo que estais alegres).
30 Efectivamente , pelo serviço de Cristo, chegou às portas da morte, arriscando a própria vida para vos suprir no serviço que vós me não podíeis prestar.
Notas:
Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.
Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.
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