Bíblia online

Eclesiástico, 48
Procurar:
Eclesiástico

Eclesiástico, 48

1 Surgiu depois o profeta Elias, como um fogo. As suas palavras ardiam como um facho. Fez vir sobre eles a fome. Os que o irritavam pela sua inveja foram reduzidos a um pequeno número, porque não podiam suportar os preceitos do Senhor. (ver nota)

3 Com a palavra do Senhor fechou o céu, e fez cair fogo do mesmo céu por três vezes.

4 Quão glorioso te tornaste, Elias, pelos teus prodígios! Quem pode gloriar-se de ser como tu?

5 Tu que fizeste sair um morto do sepulcro, arrancando-o à morte, em virtude da palavra do Senhor Deus;

6 que precipitaste os reis na desgraça, que desfizeste sem trabalho o seu poder, e, no meio da sua glória, os fizeste cair do leito (na sepultura); que ouviste sobre o Sinai o juízo do Senhor, e sobre o Horeb os decretos da sua vingança; (ver nota)

8 que sagraste reis para vingar crimes, e estabeleceste profetas para teus sucessores;

9 que foste arrebatado (ao céu) num redemoinho de fogo, num carro tirado por cavalos ardentes;

10 tu, que foste designado nos decretos dos tempos para abrandar a ira do Senhor, para reconciliar o coração dos pais com os filhos, e para restabelecer as tribos de Jacob.

11 Bem-aventurados os que te viram, e que foram honrados com a tua amizade!

12 Quanto a nos, vivemos só durante esta vida, e depois da morte não teremos um nome como o teu.

13 Elias foi envolto num redemoinho, mas o seu espírito ficou em Eliseu, o qual não temeu príncipe algum em seus dias, e, em poder, não foi vencido por ninguém.

14 Nada houve que o pudesse dominar, e, ainda depois de morto, o seu corpo profetizou.

15 Em sua vida fez prodígios, e na morte operou maravilhas.

16 Com todas estas maravilhas o povo não fez penitência, não se afastou dos seus pecados, até que foi expulso da sua terra, e espalhado por todo o mundo.

17 Ficou muito pouca gente (na Palestina), e (somente) um príncipe da casa de Davide.

18 Alguns deles fizeram o que era do agrado de Deus, outros cometeram muitos pecados.

19 Ezequias fortificou a sua cidade, conduziu água para o centro dela, abriu com ferro um rochedo, e fez reservatórios para água.

20 Durante o seu reinado veio Senaquerib. que enviou Rabsaces, o qual levantou a sua mão contra eles. estendeu a sua mão contra Sião, ensoberbecendo-se com o seu poder.

21 Então (os Israelitas) ficaram sobressaltados nos seus corações e nas suas mãos sentiram dores como as mulheres que estão de parto.

22 Invocaram o Senhor misericordioso, levantando ao céu as suas mãos estendidas, e o Santo, o Senhor Deus, ouviu logo a sua voz.

23 Não mais se lembrou dos seus pecados, não os entregou aos seus inimigos, mas purificou-os por mão do santo profeta Isaías.

24 Dissipou o Acampamento dos Assírios, e o anjo do Senhor os exterminou. Porque Ezequias fez o que era do agrado de Deus, andou com fortaleza pelo caminho de Davide seu Pai, como lhe tinha recomendado Isaías, profeta grande e fiel diante de Deus.

26 Em seus dias, o Sol voltou para trás, e ele (o profeta) prolongou a vida do rei.

27 Com o seu grande espírito (profético) viu os últimos tempos, e consolou os que choravam em Sião. Até ao fim dos séculos

28 mostrou o que devia acontecer, e as coisas ocultas antes que sucedessem.

Notas:

Edição da bíblia traduzida da vulgata pelo Padre Manuel de Matos Soares, 1956. Recomenda-se ler a obra original com os comentários do padre Matos Soares em português.

Segundo o Catecismo, 5ª Parte, § 4º, podem ler-se as traduções em língua vulgar da Bíblia desde que sejam reconhecidas como fiéis pela Igreja Católica, e venham acompanhadas de explicações ou notas aprovadas pela mesma Igreja. A Igreja proíbe as Bíblias protestantes porque ou estão alteradas e contêm erros, ou porque, faltando-lhes a sua aprovação e as notas explicativas das passagens obscuras, podem causar dano à Fé. Por isso a Igreja proíbe também as traduções da Sagrada Escritura já aprovadas por Ela, mas reimpressas sem as explicações que a mesma Igreja aprovou. Sendo assim, é necessário também ler as notas explicativas da versão impressa da Bíblia do Padre Matos Soares, edição de 1956.

Produtos recomendados:

Compartilhe este capítulo da bíblia:

Saia longa franzida verde escuro
Vestido midi godê total rosê de renda com pétalas e rosas
Saia midi godê total azul marinho floral
Vestido midi evasê verde esmeralda
Saia midi evasê verde militar
Vestido midi evasê vintage branco
Saia midi plissada bordô
Saia midi evasê com botões
Saia midi preta botões e bolsos
Saia longa franzida preta floral
Saia midi godê total flores e rosas
Saia midi evasê jacquard preta grid